Câmara aprova moção a Wellington, jogador do Avaí, por enfrentamento ao racismo
Proposta do vereador Afrânio Boppré (PSOL) que aplaude jogador foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
A Câmara Municipal aprovou, na tarde de quarta-feira (05), moção de aplauso ao volante Wellington Martins, do Avaí, pelo enfrentamento ao ato de racismo cometido contra ele e sua família. A aprovação foi por unanimidade. A moção é de autoria do vereador Afrânio Boppré (PSOL).
Wellington foi surpreendido, no dia 17 de junho, com uma banana em frente a porta do seu apartamento, na região central de Florianópolis. Com passagens por clubes como São Paulo, Athletico-PR, Vasco e Fluminense, o jogador do Avaí alega não ter sido a primeira vez que sofreu esse tipo de violência. O atleta manifestou repúdio nas redes sociais e também registrou Boletim de Ocorrência.
"É muito importante que a Câmara se solidarize com Wellington e seus familiares. A sociedade inteira deve exigir punição aos responsáveis por esse ato lamentável. Não podemos tolerar o racismo em nenhuma esfera!", afirma Afrânio.
Vereadores mantém veto de Topázio ao PL que nomeava o Arquipélago de Ondina
Prefeito havia vetado projeto de lei do vereador Afrânio Boppré (PSOL) que denominava o conjunto de ilhas e ilhotas pertencentes a Florianópolis. Parlamentares mantiveram decisão de Topázio.
A Câmara Municipal de Florianópolis decidiu manter o veto total do prefeito Topázio Neto (PSD) ao projeto de lei n. 17.395, de 2018, de autoria do vereador Afrânio Boppré (PSOL), que buscava denominar "Arquipélago de Ondina" o conjunto de 28 ilhas e ilhotas pertencentes ao município.
O prefeito ao proferir o veto justificou erroneamente que já existiria um "Arquipélago de Santa Catarina". No entanto, não existe nenhuma referência sobre a tal nomenclatura em nenhum documento oficial da cidade. “Fizemos ampla pesquisa e nada foi encontrado sobre esse suposto Arquipélago de Santa Catarina”, afirmou a assessora parlamentar Stella Veiga. Além disso, caso existisse, incluiria ilhas pertencentes a outros municípios, enquanto o Arquipélago de Ondina seria municipal e exclusivamente composto por ilhas e ilhotas de Florianópolis.
O prefeito justificou, também, que o nome "Ondina" não tem "relação de pertencimento sócio/territorial" e é "ausente de identidade com elementos consagrados para servir de referência", o que o vereador Afrânio contesta. "Ondina ou ondim é um espírito da natureza que vive em rios, lagos e mares, elementos que formam o ambiente e a cultura da cidade. As Ondinas também estão presentes em quase todas as famílias da cidade, que têm uma mãe, uma tia, uma avó com o nome de Ondina", afirmou Boppré.
Afrânio pede que IPHAN se manifeste sobre sítio arqueológico nas obras da Praça XV
Obras de readequação do Centro Leste encontraram uma provável calçada ou sistema de drenagem, supostamente do século XIX.
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (IPHAN) uma análise técnica sobre o sítio arqueológico encontrado durante as obras de readequação da Praça XV de Novembro.
As evidências dão conta de se tratar de uma possível calçada ou um sistema de drenagem, supostamente do século XIX. O achado fica próximo de imóveis tombados.
"A manifestação do IPHAN é importante para proteger a memória de Florianópolis. O achado arqueológico é um reencontro com o nosso passado, com a nossa cultura e com a nossa história", afirmou Afrânio.